Toda vez que um novo pedido é importado para nosso sistema, seja por integração com sua plataforma, upload de planilha ou envio de pedido por API, ele recebe automaticamente alguns status que se modificam.
Boa parde desses status são atualizados automaticamente, não dependendo de nenhuma ação sua (integrado ao Dropsimples). Porém, em alguns casos (especificados abaixo), alguns status só serão atualizados depois de realizada uma ação por parte do integrado.
Vamos aos status, detalhamento e o que deve ser feito em cada um deles:
✅Aguardando Imagens (pré pedido)
Para facilitar o entendimento do pré pedido é importante que você entenda como o Dropsimples funciona na prática!
Vamos supor que você queira vender na sua loja, uma camiseta branca com a estampa de uma bola de futebol, como no exemplo abaixo:
Em sua loja online você vai colocar essa foto acima como imagem principal do seu produto, pois é assim que seus clientes esperam receber o produto assim que o comprarem.
Essa imagem que você disponibiliza em sua loja é apenas uma simulação. O estoque desse produto ainda não existe! Dado que o Dropsimples é uma plataforma de print on demand, nós não temos o estoque desse produto estampado.
Nós guardamos a sua arte (bola) em nosso banco de dados, guardamos a informação sobre qual produto você quer estampar com sua arte e a cada venda realizada em sua loja (camiseta branca), e toda vez que você faz uma venda, nós pegamos a malha branca em nosso estoque, imprimimos a imagem da bola na sua camiseta, e enviamos para seu cliente final.
Porém, para que isso dê certo, é preciso que você indique pra nós 3 elementos básicos!
- O arquivo do mockup (nada mais é do que foto acima, é uma ilustração de como você quer que sua imagem seja estampada no seu produto);
- O arquivo da a arte que será estampada;
- A associação entre arte + produto a ser estampado. Essa é a forma de você indicar pra gente, por exemplo, que a imagem bola, deve ser estampada na camiseta branca.
Você só precisa fazer esse processo de associação uma vez para cada novo produto! Portanto, se você associou a imagem bola, à camiseta branca, você poderá vender esse produto em sua loja "infinitamente" sem ter que refazer esse processo.
Mas, se você quiser lançar uma nova camiseta preta com uma chuteira estampada, por exemplo. A primeira vez que você vender esse produto em sua loja, e nosso sistema importar esse pedido, vamos identificar que não existe uma associação imagem->produto, e vamos enviar um email solicitando que você faça o processo de associação da imagem chuteira, à camiseta preta para esse seu novo produto.
Em resumo: toda vez que você quiser vender um novo ítem em sua loja, você o coloca pra venda, faz o processo de associação da imagens, e a gente cuida do resto ;D
👉 Confira aqui o tutorial para associar imagens de um produto novo
✅ Pagamento Pendente
Uma vez realizada a associação de imagens (no passo anterior), a cada vez que aquele produto for comprado, nosso sistema vai reconhecê-lo automaticamente, e somente será necessário que você efetue o pagamento desse pedido pra gente, e então seguiremos com a impressão do produto, emissão de nota fiscal e envio para seu cliente final.
👉 Confira aqui nosso artigo sobre o pagamentos de pedidos
✅Preparando Aprovado
Uma vez realizado o pagamento do pedido, caso aprovado, o pedido seguirá para a produção (impressão dos ítens e preparo para o envio)
⚠️ ATENÇÃO: A partir daqui não é mais possível cancelar o pedido, pois após o pagamento aprovado é gerada a etiqueta de produção! Portanto, se por algum motivo você precisa cancelar o pedido, não efetue seu pagamento e entre em contato conosco solicitando o cancelamento.
✅Preparando Envio
Significa que seus produtos já estão na fila de produção onde as estampas serão impressas, e o pedido será embalado para o envio ao seu cliente final.
✅Enviado
O pedido já saiu do nosso centro de distribuição para a transportadora que vai levar o pedido. Nessa etapa é gerada o código de rastreio que será de responsabilidade do lojista pegar em nosso painel, e enviar para o cliente final que receberá os produtos.
👉 Saiba como conseguir resgatar o código de rastreio de cada pedido
✅Entregue
É uma informação que chega para nós a partir da transportadora, e significa que o pedido foi devidamente entregue ao cliente final.
STATUS DE ERROS
⛔ Pagamento não aprovado
Normalmente acontece por recusa do meio de pagamento informado, seja por uma questão de falta de limite, dados incorretos ou, o que é muito comum, um bloqueio de segurança do sistema antifraude do banco quando.
Nesse último caso, recomendamos que entre em contato com a sua operadora de cartão informando que é você mesmo quem está tentando concluir a transação.
⚠️ ATENÇÃO: O Dropsimples não consegue identificar a razão específica da recusa do pagamento, pois isso não é informado para nós pelo meio de pagamento. Portanto, recomendamos que verifique a possibilidade dos erros citados acima.
⛔Erro na transação
Normalmente ocorre quando há alguma informação inconsistente nos dados do comprador. Quando nosso sistema identifica um dado faltando/incorreto que compromete a entrega do pedido, o status é automaticamente atualizado para "erro na transação".
Sugerimos que, nesses casos, entre em contato neste formulário informando o ID do pedido para que nosso time possa orientar você sobre o que precisa ser ajustado para liberar o pedido.
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